A fisioterapia pediátrica é uma área especializada que visa promover a saúde e o desenvolvimento motor de crianças desde o nascimento até a adolescência. Os benefícios dessa prática são vastos e impactam tanto a criança quanto sua família.
Desenvolvimento Motor
Um dos principais objetivos da fisioterapia pediátrica é ajudar as crianças a se desenvolverem de forma lúdica, por isso, em um primeiro momento é feita a avaliação do desenvolvimento motor por meio de escalas validadas.
Tratamento de Condições Específicas
A fisioterapia é fundamental no tratamento de diversas condições, como torcicolo congênito e assimetrias cranianas, paralisia cerebral, distrofias musculares e transtorno do desenvolvimento da coordenação. Em cada caso é feita uma avaliação e tratamento específicos, pensando na individualidade de cada criança.
Melhora na Qualidade de Vida
Além dos benefícios físicos, a fisioterapia pediátrica também contribui para o bem-estar, pois o desenvolvimento motor proporciona que a criança possa explorar e brincar. O processo terapêutico, muitas vezes lúdico e divertido, proporcionando um espaço seguro para a expressão e o aprendizado.
Apoio Familiar
A inclusão da família no tratamento é uma característica fundamental da fisioterapia pediátrica. Os fisioterapeutas trabalham em parceria com os pais, oferecendo orientações e suporte para que possam continuar o trabalho em casa, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento da criança.